TecnoTrends 30 anos

Conheça mais sobre os 30 anos de história da TecnoTrends

Em 2023, a Tecnotrends comemora 30 anos de presença no mercado de tecnologia educacional brasileiro. Ao longo da sua trajetória, a marca tem se consolidado no desenvolvimento de soluções para a gestão educacional.

Quer saber um pouco sobre esse percurso? Acompanhe a leitura!

O Início: TRENDS Tecnologia & Informação

A Tecnotrends, inicialmente TRENDS Tecnologia & Informação, começou sua história em julho de 1993, como fruto dos sonhos de três técnicos oriundos da Universidade Federal da Bahia (UFBA), que tinham como objetivo fundar uma empresa focada em treinamento e prestação de serviços de tecnologia.

Nos primeiros anos, a parceria firmada com a Sybase foi essencial para o rápido e sólido crescimento da empresa, que passou a ser reconhecida e procurada no mercado local, na década da tecnologia cliente-servidor.

Primeiros clientes e expansão de serviços

SETPS, UNIFACS e UCSAL marcaram a história da Tecnotrends como seus primeiros clientes.

Em 1996, após um detalhado planejamento estratégico, surgiu a ideia de elaborar uma solução para o mercado de ensino superior, aproveitando o conhecimento que os sócios já detinham na área de administração acadêmica.

O nascimento da PLATAFORMA SAGRES

1997 foi um ano muito importante! Ao passo que ainda mantinha clientes fora da área educacional, como o Banco do Nordeste, a empresa focava cada vez mais em desenvolver um produto para o ensino superior, aproveitando o momento de surgimento de novas instituições.

A partir desse ano, iniciaram os primeiros contratos com as Universidades Estaduais e com outras instituições particulares.

À medida que o produto foi ganhando corpo, crescia o sentimento de que para lançá-lo nacionalmente, deveria haver uma reestruturação em seu marketing de divulgação. Foi assim que, após algumas reuniões, ficou decidido nomear o produto como SAGRES – uma acrografia de “Sistema de Automação e Gerência do Ensino Superior” e também uma referência à famosa escola Sagres de navegação portuguesa.

SAGRES 2.0

Já no início dos anos 2000, começou o desenvolvimento de um novo produto. Dessa vez mais integrado, de maior alcance, com novos módulos e com uma nova plataforma tecnológica. Surgiu então o Sagres 2.0.

Foi durante essa década que a Microsoft passou a ser o parceiro tecnológico e, junto, vieram mudanças organizacionais para adequação ao crescimento.

SAGRES 3.0

Já na sua segunda década, sempre investindo na evolução do produto, surgiu o Sagres 3.0 em plataforma WEB, trazendo consigo novos módulos para tornar ainda mais completa a solução.

Em 2015, foi tomada a decisão de diversificar o mercado através da criação de um produto que pudesse também ser voltado para o ensino básico, ampliando, assim, a missão institucional de prover soluções ao mercado de ensino em todos os seus níveis.

Missão institucional fortalecida nesses 30 anos

Ao longo desses 30 anos de história, a missão institucional tem se fortalecido no seu propósito de expansão e evolução constante: ofertar produtos e serviços robustos e flexíveis para instituições de ensino, primordialmente, no apoio às suas atividades de ensino, controle e gestão, fidelizando-as através do desenvolvimento de relacionamentos de longo prazo baseados em confiança mútua, ética e transparência.

Compartilhar: