Você já ouviu falar na Estratégia Nacional de Escolas Conectadas?

Você já ouviu falar na Estratégia Nacional de Escolas Conectadas?

A Estratégia Nacional de Escolas Conectadas tem o propósito de assegurar, até 2026, a conectividade nas escolas públicas de educação básica de todo país, bem como apoiar a aquisição e o aprimoramento dos dispositivos e equipamentos digitais. Essa iniciativa, que une os esforços do Governo Federal e sistemas de ensino, utiliza como referência um parâmetro de conectividade adequada para as escolas, de modo a garantir o uso pedagógico da tecnologia em sala de aula.

O que seria a conectividade para fins pedagógicos?

Com a finalidade pedagógica, a conectividade deve permitir a realização de atividades online, o uso de recursos educacionais e de gestão, o acesso a áudios, vídeos, jogos e plataformas de streaming com intencionalidade pedagógica, a disponibilidade de rede sem fio em salas de aula, bibliotecas, laboratórios, salas de professores, áreas comuns e setores administrativos.

Principais objetivos da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas

A Estratégia Nacional de Escolas Conectadas visa democratizar as relações sociais a partir da perspectiva da cidadania e da inclusão digital. Essa política educacional tem como intuito diminuir a desigualdade de acesso e uso das tecnologias e seus principais objetivos são:

  • Garantir que os estudantes tenham acesso às diferentes formas de tecnologia, com uma formação que lhes permita desenvolver um uso consciente, autônomo e socialmente referenciado.
  • Garantir que os processos de gestão dos sistemas de ensino e das escolas e que as práticas pedagógicas desenvolvidas no processo de ensino-aprendizagem possam ampliar sua qualidade e sua potência, através de um uso cada vez mais consistente e contextualizado de tecnologias digitais.

 

Esforços conjuntos para a inclusão digital

Os Estados, Municípios e Distrito Federal devem acessar o módulo da Estratégia Nacional de Escolas Conectadas (ENEC) no Simec, acessar o pré-diagnóstico da situação atual da conectividade das escolas da rede e fazer a adesão à Estratégia Nacional.

Medidor Educação Conectada permite o acompanhamento da velocidade da internet das escolas e a priorização dos investimentos. Acesse o link para instalar o medidor na sua escola.

Muito mais do que uma conexão de qualidade

Para aproveitar a conectividade, além da formação adequada dos educadores para práticas pedagógicas inovadoras, as escolas podem fazer uso de um sistema de gestão acadêmica e administrativa que facilite e potencialize a rotina institucional. A Plataforma SAGRES oferece automação de processos, rede social exclusiva, gerenciamento de recursos, ferramentas educacionais, segurança, integração de sistemas, suporte técnico, atualizações e muito mais.

Compartilhar: