A gestão de pessoas engloba uma área da administração voltada para o gerenciamento eficaz e estratégico dos recursos humanos de uma organização. Ela inclui recrutamento, seleção, treinamento, desenvolvimento, capacitação, avaliação de desempenho e até gerenciamento de conflitos.

Na contemporaneidade, qual a importância de uma boa gestão de pessoal nas instituições de ensino?

Nos últimos anos, o investimento em pessoas e a humanização das relações de trabalho têm conquistado força na cultura organizacional. Esses elementos se apresentam como agentes promissores na garantia da excelência dos serviços prestados. Na educação, não seria diferente. Nesse setor, a gestão de pessoal desponta como um dos principais pilares quando se trata de potencializar a qualidade de ensino.

De acordo com o projeto pedagógico, existem metas que precisam ser alcançadas e cabe à gestão de pessoal mobilizar a equipe de profissionais, que vai desde professores até zeladores, para o cumprimento satisfatório de suas funções. Via de regra, uma gestão eficiente se encarrega de preparar um ambiente de trabalho saudável e produtivo, em que os profissionais são valorizados e estimulados no aperfeiçoamento de suas habilidades e talentos.

Listamos algumas razões pelas quais a gestão de pessoas é tão importante para as instituições de ensino:

A gestão de pessoas contribui para a criação de oportunidades de desenvolvimento profissional e pessoal para os integrantes da equipe. Através de treinamentos, capacitações, qualificações e cursos, professores e demais funcionários podem aplicar seus aprendizados na execução de suas tarefas, desempenhando com mais domínio e competência as suas funções.

A valorização profissional e a garantia de um ambiente de trabalho saudável e acolhedor são pontos que devem ser priorizados pela gestão de pessoas. Essas atitudes têm impacto positivo na produtividade, na motivação e no engajamento dos profissionais – o que, naturalmente, melhora a qualidade dos serviços.

Outro ponto observado pela gestão de pessoas é a criação de condições favoráveis para reter talentos, não só os profissionais, mas também os estudantes. Uma gestão de pessoas eficaz pode ajudar a criar um ambiente positivo e estimulante que atraia e mantenha os talentos mais qualificados.

A gestão de pessoas pode ajudar a criar uma cultura organizacional forte e saudável, que promova valores como respeito, ética, trabalho em equipe e excelência. Essa cultura pode ser um diferencial importante para a instituição, fazendo dela referência no segmento educacional.

A tecnologia pode ajudar na gestão de pessoas

Não há dúvidas sobre a importância da gestão de pessoas nas instituições de ensino, certo? Porém, para conseguir desempenhar esse processo de maneira eficaz, é preciso tempo para se dedicar nessas ações. E, nesse caso, a tecnologia pode ser uma importante aliada na automação de processos burocráticos.

Nesse sentido, a PLATAFORMA SAGRES disponibiliza o SAGRES® Gestão de Pessoal. Esse recurso apoia e gerencia os processos da administração de pessoal com base em informações de admissão, qualificação profissional, lotação e outros dados de assentamento funcional dos servidores (professores e funcionários da rede de escolas). Assim, sobra mais tempo e disponibilidade para se dedicar à gestão de pessoas. Conheça mais!