Promova a leitura! Aperfeiçoe os serviços do seu acervo bibliográfico

Promova a leitura! Aperfeiçoe os serviços do seu acervo bibliográfico

No mês de abril, em que se comemora o Dia Nacional da Biblioteca, reforçamos a importância da organização do acervo bibliográfico como ferramenta essencial para a promoção da leitura nas instituições de ensino. A biblioteca, além de possibilitar a produção de conhecimento, por meio da disponibilização de fontes de pesquisa, também proporciona o aprendizado sobre o uso coletivo de materiais.

Biblioteca nas instituições de ensino

Nas instituições de ensino, a biblioteca desempenha papel fundamental no processo de aprendizagem. Pois ela auxilia no desenvolvimento intelectual de estudantes, professores e comunidade em geral, democratiza o acesso ao conhecimento e estimula habilidades de escrita e argumentação. Ou seja, constitui importante espaço de formação acadêmica e também pessoal.

Conheça o SAGRES® Acervo

Em geral, os acervos bibliográficos dispõem de livros, periódicos, jornais, revistas e artigos, que podem ser físicos e também digitais. No entanto, esse grande volume de materiais exige uma forma de organização e catalogação específica para que todos os usuários tenham acesso rápido e fácil ao que procuram, bem como um sistema eficiente de busca, empréstimo, renovação e devolução. A Plataforma Sagres oferece aos seus usuários esse serviço, com o módulo SAGRES® Acervo, que foi especialmente desenvolvido para automatizar uma ou mais bibliotecas nas instituições.

Esse software torna o acervo bibliográfico disponível em qualquer local, fornecendo uma confiável fonte de informações e controlando todas as atividades indispensáveis para a manutenção da biblioteca. Dentre as principais características do sistema estão: a implantação e manutenção do acervo de publicações e periódicos com base nos padrões US-MARK e ACCR2, o auxílio ao processo de aquisição de títulos e o controle da situação do usuário ante a biblioteca.

A Plataforma SAGRES também oferece a integração a bibliotecas virtuais e digitais na página de acesso dos usuários do sistema.

Ações de incentivo à produção de conhecimento

Como a gestão administrativa da instituição tem acesso aos cadastros na biblioteca, ela pode monitorar e acompanhar as movimentações dos usuários e, assim, promover ações estratégicas para aumentar a busca pelos serviços oferecidos. Em um cenário permeado pela disseminação de informações falsas, plágios e uso de ferramentas de inteligência artificial, o estímulo à leitura e o fomento o à pesquisa fortalecem a construção de um conhecimento sólido e autoral.

Vale ressaltar que o acervo das bibliotecas visa atender aos interesses de toda a comunidade acadêmica: alunos, professores, coordenadores e funcionários. A constante atualização das obras do acervo, a facilidade de atendimento e o incentivo constante à utilização dos recursos ofertados representam políticas que permitem à biblioteca cumprir sua função educativa. Invista em conhecimento! Conheça a PLATAFORMA SAGRES e os seus recursos.

Compartilhar: