Qual o papel das Secretarias Municipais de Educação no desenvolvimento do Ensino Básico?

Qual o papel das Secretarias Municipais de Educação no desenvolvimento do Ensino Básico?

As Secretarias Municipais de Educação desempenham um papel fundamental no desenvolvimento do Ensino Básico nos municípios. Elas são responsáveis ​​por coordenar, planejar e implementar políticas educacionais no nível local, ou que incluam a educação infantil, o ensino fundamental e, em alguns casos, o ensino médio.

Os programas e ações devem seguir os objetivos estratégicos do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, cujo objetivo é garantir que 100% das crianças brasileiras estejam alfabetizadas ao fim do 2º ano do ensino fundamental, conforme previsto na meta 5 do Plano Nacional de Educação (PNE); além de garantir a recomposição das aprendizagens, com foco na alfabetização, de 100% das crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano, tendo em vista o impacto da pandemia para esse público.

Responsabilidades e funções das Secretarias Municipais de Educação

Dentre as principais funções e responsabilidades das Secretarias Municipais de Educação, podemos citar o planejamento educacional, com planos estratégicos de educação que visam melhorar a qualidade do ensino, estabelecendo metas e diretrizes para o sistema educacional local. Elas também atuam na gestão de recursos humanos e financeiros, distribuindo-os entre as escolas e programas, além de cuidar da infraestrutura escolar e da manutenção dos prédios.

As Secretarias Municipais de Educação são encarregadas da contratação, capacitação e acompanhamento de professores e funcionários das escolas municipais e também do monitoramento do desempenho das escolas, progresso dos estudantes e da identificação das áreas que necessitam de melhorias. O currículo e o material didático também são escolhidos por elas, de acordo com padrões de qualidade educacional.

Por fim, as Secretarias Municipais de Educação também elaboram políticas de inclusão e de acessibilidade, programas de inovação, articulação com a comunidade e estabelecimento de parcerias. Elas também supervisionam e fiscalizam o funcionamento das escolas, garantindo que estejam em conformidade com as regulamentações e diretrizes do Ministério da Educação.

Atualmente, os documentos que orientam a educação básica são a Lei nº 9.394, que estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica e o Plano Nacional de Educação.

Importância da parceria entre as escolas e as Secretarias Municipais de Educação

A parceria entre escolas e Secretaria de Educação é essencial para garantir o sucesso do sistema educacional. Isso permite o alinhamento de objetivos, o apoio com recursos, o desenvolvimento profissional dos educadores, a implementação de políticas educacionais adequadas, o compartilhamento de melhores práticas e o atendimento a necessidades locais. Essa colaboração beneficia principalmente os estudantes, ao promover uma educação de qualidade.

Compartilhar: