O Business Intelligence (BI) representa um conjunto de ferramentas e técnicas de coleta, análise, interpretação e apresentação de grande quantidade de dados. Esse recurso é reconhecido por melhorar a produtividade e auxiliar gestores a entender com mais clareza o que está por trás dos números, fornecendo suporte para a tomada de decisões nas organizações.

Nas instituições de ensino, a utilização do BI contribui para otimizar a performance da gestão, ao fornecer informações e insights valiosos que contribuem para o planejamento estratégico da instituição.

BI contribui para enfrentar os desafios das instituições de ensino

Vários desafios enfrentados pelas instituições de ensino – escolas, redes de escolas e faculdades – podem ser solucionados por meio do aproveitamento do BI.  Retenção de alunos, gerenciamento de recursos, desempenho acadêmico, tendências educacionais e a própria atuação da gestão, tudo isso pode ser monitorado, analisado e otimizado através dos recursos de Business Intelligence.

Ao longo dos anos, as instituições produzem alto volume de dados com indicadores, valores, índices, prazos e retornos e as ferramentas de BI, quando corretamente parametrizadas, conseguem transformar os números brutos em informações simplificadas e acessíveis. Em posse dessas informações, a gestão pode analisa-las detalhadamente e, assim, investir em decisões mais assertivas baseadas em dados concretos.

Como a Plataforma SAGRES incorpora o BI em suas funcionalidades?

Através do SAGRES INFO, a Plataforma SAGRES possibilita a exploração e a análise de dados coletados de fontes internas e externas. São diversas as possibilidades de categorização, organização, combinações e cruzamentos que permitem avaliar os levantamentos produzidos, transformando-os em informações preciosas.

Diferentes combinações de dados para análise

Os cruzamentos podem ser feitos com todas as informações disponíveis no SISTEMA SAGRES, como os dados acadêmicos, financeiros, socioeconômicos, avaliativos, de recursos e de acervo. Além disso, os dados mantidos por sistemas externos também podem ser importados e utilizados. A escolha vai depender do objetivo da análise.

Apresentação dinâmica dos resultados

Outro ponto importante é o de que o SAGRES INFO elabora a apresentação dos resultados de forma clara e consistente, através de gráficos, painéis ou tabelas. A objetividade e a clareza da apresentação dos dados possibilitam uma comunicação mais eficiente com todos os envolvidos no processo educacional. Ela traz mais engajamento, economiza tempo, aumenta a credibilidade e permite a personalização.

Uma apresentação bem elaborada é essencial para compartilhar conhecimento e receber feedbacks para melhorias contínuas nas instituições de ensino.

Sistema integrado e completo

Tudo isso só é possível porque a Plataforma SAGRES oferece integração completa de sistemas e de módulos, o que permite uma análise de alta performance dos relatórios gerados em diversos setores, proporcionando uma perspectiva abrangente e unificada dos dados da instituição com o BI.

Tem interesse em conhecer o SAGRES INFO e demais funcionalidades do SAGRES? Consulte um dos nossos consultores para demonstração!