Frequência escolar

Vale a pena investir no controle de frequência escolar?

O investimento no controle de frequência escolar pode ser uma medida valiosa para as instituições de ensino, pois ele contribui para monitorar a participação e o engajamento dos estudantes nas atividades. Assim, ao tempo em que possibilita o cumprimento das metas educacionais, o controle de frequência também permite buscar estratégias para reduzir a temida evasão escolar.

O controle de frequência fornece dados importantes para análises e tomadas de decisão por parte da gestão, viabilizando identificar tendências, avaliar o impacto das faltas e implementar recursos que possam melhorar a assiduidade dos alunos. Ou seja, ele é essencial para as ações de retenção escolar.

O que diz a LDB sobre a frequência?

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), o aluno da educação básica deve apresentar um mínimo de 75% de frequência do total de aulas previstas para aquele ano letivo. Caso contrário, ele não estará apto para passar à série seguinte.

Saúde financeira da instituição

No caso das instituições particulares, o controle da frequência pode ajudar a preservar até mesmo a saúde financeira da instituição. Quando os estudantes começam a se ausentar muito das aulas, isso pode indicar um péssimo sinal, acarretando, em curto-prazo, abandono ou evasão escolar. Portanto, não monitorar a presença causa dificuldades para a gestão reconhecer os problemas e se planejar adequadamente para intervir.

Por que os alunos faltam às aulas?

A frequência escolar é um indicador que identifica os alunos faltosos e, mais do que isso, permite buscar as razões para as ausências. Os motivos podem ir desde a desmotivação com a metodologia adotada até problemas graves, como a incidência de bullying. Situações particulares também podem interferir na presença nas atividades escolares e é importante que a equipe pedagógica saiba fazer esse diagnóstico para atuar com medidas estratégicas.

Prejuízos de faltas excessivas

A frequência escolar está diretamente relacionada ao desempenho acadêmico. As ausências podem ocasionar lacunas na aprendizagem, dificuldade em acompanhar o currículo escolar e obstáculos no desenvolvimento de habilidades socioemocionais e de valores como responsabilidade e disciplina. As faltas excessivas trazem impactos negativos não só para o progresso acadêmico e pessoal do aluno, mas também refletem na sustentabilidade da instituição de ensino, seja ela pública ou privada.

Tecnologia para ajudar a controlar a frequência é com a PLATAFORMA SAGRES

O controle da frequência escolar é essencial para as escolas. Mas esse processo realizado manualmente, além de cansativo e burocrático, pode conter erros e informações desencontradas. Através do Portal do Professor, um dos recursos da Plataforma Sagres, esse controle pode ser realizado de maneira integrada e segura, gerando análises mais eficientes para as instituições educacionais.

A Plataforma Sagres também fornece dados da frequência escolar no SAGRES Mobile e no serviço de SMS aos pais e responsáveis, garantindo mais segurança para a rotina acadêmica dos estudantes.

Conheça tudo que a Plataforma SAGRES pode fazer pela sua escola, solicite uma demonstração agora mesmo!

Compartilhar: