A pós-graduação é uma formação de nível superior que ocorre depois da graduação, seja ela bacharelado, licenciatura ou tecnológica. Atualmente, os cursos de pós-graduação apresentam múltiplas possibilidades de desenvolvimento profissional, pois oferecem oportunidades para aprofundar o conhecimento técnico e científico em diversas áreas, aumentando as chances de bom posicionamento no mercado de trabalho.

Aproveitando a demanda do mercado por profissionais especializados, as instituições de ensino, sobretudo as privadas, têm aumentado a oferta dos cursos de pós-graduação, apostando, principalmente, no interesse crescente na modalidade à distância. De acordo com dados do Instituto Semesp, o número de matriculados em cursos de pós-graduação, em 2021, foi de 1,3 milhão, uma alta de 4,8% em comparação com o ano anterior.

Mas os cursos de pós-graduação não se diferenciam apenas pela área de conhecimento, eles também possuem diferenças essenciais de categorias, as principais: lato sensu e stricto sensu.

Pós-graduação lato sensu

Lato sensu é uma expressão em latim e significa “sentido amplo”. Ou seja, são cursos que ampliam os conhecimentos adquiridos durante a graduação. Em geral, tem foco maior nas necessidades advindas do mercado de trabalho. Dentro desse espectro, existe a especialização e o MBA (Master Business in Administration).

A especialização é uma das mais buscadas, pois ela oportuniza o aperfeiçoamento profissional conforme a área de atuação, atualizando conhecimentos e habilidades específicas. O MBA é um curso direcionado para o aprofundamento em gestão e administração de variados segmentos profissionais.

Pós-graduação stricto sensu

Já o termo stricto sensu significa “sentido estrito” e se refere aos cursos de pós-graduação concentrados em áreas mais específicas e relacionadas ao meio acadêmico. Essa formação exige um aprofundamento sistematizado sobre um tema de estudo dentro da academia. Portanto, ela é direcionada para quem busca carreira na docência e/ou na pesquisa.

Os cursos de pós-graduação stricto sensu englobam o mestrado e o doutorado. Nessas formações, trabalhos de pesquisa inéditos precisam ser realizados para a obtenção da titulação correspondente.

Quais as possibilidades trazidas por uma pós-graduação?

Os cursos de graduação apresentam formações generalistas e a pós-graduação é que possibilita o aprofundamento em determinado aspecto da formação. Nesse contexto, diante de um mercado de trabalho tão competitivo, esse curso desponta como um importante diferencial capaz de aumentar o potencial de empregabilidade, além de contribuir na busca por bons salários e valorização profissional. Por isso tem sido tão procurada pelos brasileiros nos últimos anos.

A pós-graduação também representa a oportunidade de ampliação de conhecimentos, de atualizações nas tendências na área de atuação, de transição de carreira e de realização de networking profissional. Isto é, são múltiplas possibilidades apresentadas para àqueles que buscam por esse tipo de formação.

Investimento em cursos de pós-graduação

Conforme esse direcionamento do mercado educacional, as instituições de ensino têm oferecido cursos de pós-graduação em várias áreas e modalidades, com condições atrativas para a adesão de alunos de diferentes perfis e interesses. A escolha por uma pós-graduação deve levar em conta vários fatores e um dos principais é a qualidade do ensino oferecido. Um ensino de qualidade passa por toda a estrutura ofertada ao aluno, incluindo a tecnologia educacional disponível na instituição. O uso da Plafatorma SAGRES na gestão administrativa e acadêmica, por exemplo, representa o investimento da instituição em inovação e segurança para os seus alunos.