gestão escolar

Dicas para otimização da gestão escolar

É consenso que o sucesso da organização escolar depende de uma boa gestão, cuja principal função é a de elaborar e executar estratégias a fim de melhorar os processos dentro da instituição de ensino. No entanto, esse é um trabalho árduo e contínuo e que requer uma atuação conjunta e engajada de todos que fazem parte do processo educacional.

Com uma gestão escolar de excelência, é possível antever o surgimento de intercorrências e buscar rapidamente soluções. Ou seja, uma boa gestão é imprescindível para garantir a qualidade do ensino.

Listamos algumas dicas para ajudar os gestores nessa missão:

·        Dispor de um bom planejamento estratégico

Uma boa gestão escolar requer um planejamento muito bem estruturado, que contemple os objetivos, as metas educacionais e as ações que deverão ser desenvolvidas por cada setor da escola. Esse documento serve como um guia para fundamentar a tomada de decisões e para avaliar a efetividade do que vem sendo feito.

SAIBA COMO A PLATAFORMA SAGRES PODE AJUDAR NO SEU PLANEJAMENTO ESCOLAR

·        Manter a equipe motivada e em sintonia

Um dos caminhos para gerir bem uma escola passa pela gestão dos recursos humanos. Colaboradores motivados, bem preparados e alinhados com a missão institucional são fundamentais para atingir os objetivos da escola. São muitos setores e muitas atividades diferentes a serem desempenhadas no ambiente institucional, por isso, cabe à gestão estar sempre atenta ao desempenho dos profissionais em suas funções e também aos critérios adotados na admissão de novos profissionais.

·        Inovar e atualizar os processos

Naturalmente, a escola é um ambiente de produção de conhecimento. Por isso, o que se espera da gestão escolar é que ela também acompanhe o fluxo de aperfeiçoamentos, inovações e melhorias constantes.  Os profissionais envolvidos na gestão devem estar sempre reciclando seus conhecimentos e buscando se adaptar às demandas atuais no campo educacional. Congressos, oficinas, treinamentos, workshops e estudo são boas opções para atualizar metodologias e abordagens.

·        Estimular uma comunicação eficiente

Também faz parte de uma boa gestão estabelecer uma comunicação clara e efetiva com todos os envolvidos no processo educacional. A linguagem utilizada e o tipo de informação devem se adequar ao interlocutor (se colaborador, estudante, família ou comunidade), mas todos devem estar cientes do seu papel e das suas responsabilidades no processo. A abertura de um bom canal de comunicação permite ainda coletar feedbacks importantes que podem servir para a melhoria de diversos pontos.

·        Investir em tecnologia!

A adoção de tecnologias contribui bastante para a gestão escolar, pois permite automatizar funções mais burocráticas e dedicar mais tempo para o planejamento administrativo e pedagógico da escola. A Plataforma Sagres é aliada de uma gestão eficiente, pois fornece ferramentas que facilitam a comunicação, a integração de informações e dados, a gestão dos recursos humanos e materiais e a digitalização de processos.

Conheça mais!

Compartilhar: