O Projeto Político-Pedagógico (PPP) é um documento essencial para o direcionamento da gestão escolar

Projeto-Político Pedagógico e a sua importância na gestão escolar

O Projeto Político-Pedagógico (PPP) é um documento essencial para o direcionamento da gestão escolar. Mas, afinal, por que ele desempenha papel tão importante?

Em primeiro lugar, cabe esclarecer que ele é obrigatório e a sua principal função é a de reunir a proposta educacional da escola. Desde 1996, com a sanção da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB/Lei nº 9394/96), ficou instituído que os estabelecimentos de ensino têm por dever elaborar e executar a sua proposta pedagógica, como especifica o artigo 12.

O Projeto Político-Pedagógico deve registrar as orientações da instituição em relação às práticas educacionais, sua missão institucional, os objetivos que ela visa alcançar e as ações que deverão ser realizadas para tanto. Ainda de acordo com a LDB, a escola tem autonomia na sua construção, porém, deve contar com a participação de profissionais da educação e dos conselhos ou equivalentes.

Construção participativa do PPP

A construção participativa do PPP é fundamental para assegurar que a escola seja um espaço democrático e inclusivo, onde a comunidade escolar tenha voz ativa na definição dos objetivos educacionais e na tomada de decisões relacionadas ao processo de ensino-aprendizagem. Para a gestão escolar, esse tipo de construção colaborativa aumenta a confiabilidade e a transparência no trabalho desenvolvido e favorece o engajamento dos agentes envolvidos.

Considerações sobre o contexto

Não existe uma fórmula exata para a construção de um PPP, ele deve ser elaborado participativamente e com base no contexto social e nas dinâmicas em que a escola está inserida, levando em consideração aspectos como a diversidade cultural, a situação socioeconômica e outras questões relevantes para a realidade local. As demandas e expectativas da comunidade escolar devem ser contempladas.

Aperfeiçoamento constante

Uma premissa importante é a de que o Projeto Político-Pedagógico deve ser atualizado antes do início de todo ano letivo. Ele também deve ser consultado constantemente para avaliar se as ações propostas estão sendo colocadas em prática e para conferir se os direcionamentos institucionais estão sendo satisfatoriamente cumpridos. Por meio da avaliação contínua do PPP, a gestão pode garantir melhorias e aperfeiçoamento na qualidade do ensino.

Importância do PPP para uma gestão de excelência

O Projeto Político-Pedagógico é fundamental para a gestão escolar porque ele fornece orientações concretas para instituição, de acordo com os encaminhamentos definidos a partir de uma reflexão coletiva. Por isso, ele não deve ser encarado apenas como uma formalidade burocrática, mas como um dos pilares para uma gestão escolar de excelência. Através dele, a escola conquista uma identidade e, quem faz parte dela, consegue enxergar seu papel e como deve prosseguir em cada etapa e/ou desafio.

Investimento em tecnologias que favorecem a comunicação

Uma tecnologia educacional que facilite a comunicação institucional é imprescindível para a construção participativa do Projeto Político-Pedagógico, para isso, conte com a PLATAFORMA SAGRES. O módulo SAGRES SOCIAL dispõe de canais de comunicação institucional que possibilitam a troca de informações, feedbacks, compartilhamento de conteúdos e muito mais. Solicite uma demonstração!

Compartilhar: