Como facilitar o processo de matrícula no Ensino Superior

Como facilitar o processo de matrícula no Ensino Superior?

Uma captação eficiente no Ensino Superior requer uma série de estratégias, mas um ponto importante costuma passar despercebido: o investimento em um processo de matrícula ágil.

A matrícula é a porta de entrada do estudante, é o momento em que ele confirma o contrato com a instituição, qualquer tipo de complicação que se estabeleça, pode acabar sendo um entrave para a conclusão do procedimento e, consequentemente, uma perda para a IES.

Você já se perguntou como esse processo pode ser facilitado? A Plataforma SAGRES tem a resposta: a matrícula digital pode ser um dos caminhos.

A PLATAFORMA SAGRES possibilita recursos que simplificam e dão mais segurança ao processo de matrícula.

Como funciona a matrícula digital?

A matrícula digital é uma inovação que vem sendo aperfeiçoada continuamente, através da automatização de processos burocráticos de documentação, registro e inscrição. No caso da primeira matrícula, a ferramenta assegura o controle e a proteção no estabelecimento do contrato, formalizando o vínculo de direitos e deveres entre as partes, e garantindo a confirmação de matrícula automaticamente a partir da identificação do pagamento da mensalidade pelo SAGRES Financeiro.

Esse processo pode ser feito a partir de um formulário online, que permite o envio das informações dos alunos para o sistema de matrícula da instituição. Esse formulário possibilita a anexação de documentos e garante a validade dos dados por meio da criptografia presente na assinatura digital.

Confiabilidade em todo o processo

Os contratos assinados digitalmente, bem como os documentos comprobatórios (RG, CPF, histórico escolar, certidão de conclusão de Ensino Médio, entre outros), ficam arquivados no sistema e podem ser acessados e verificados a qualquer tempo, sem o risco de serem extraviados ou fisicamente extintos. A lisura e o reconhecimento do processo são assegurados pelo sistema disponibilizado na Plataforma Sagres.

Nesse momento da primeira matrícula, o sistema oferece ainda a possibilidade de recolher outros dados importantes para o planejamento interno da instituição, tais como dados pessoais. Quando se trata de alunos veteranos, a renovação não trata obrigatoriamente do envio de documentos e informações, mas o sistema também disponibiliza o cálculo instantâneo de valor do contrato e renegociação de parcelas em aberto do contrato, além da atualização dos dados cadastrais.

Renovação de matrícula simplificada

Com a Plataforma Sagres, a renovação da matrícula também fica simplificada com a integração do sistema, onde são disponibilizadas as disciplinas, turmas e horários para que o aluno realize a seleção para o período correspondente. A matrícula representa um processo contínuo dentro da rotina acadêmica e quanto mais fácil para instituição e para o aluno, melhor.

Legalmente, a matrícula digital tem o mesmo valor da matrícula presencial. Ou seja, fica a critério do aluno a forma de realizá-la. Nos cursos de Educação a Distância (EaD), em que há uma barreira física para a matrícula presencial, a matrícula digital é fortemente recomendada.

Por fim, vale ressaltar os principais benefícios e vantagens da adoção da matrícula digital no dia a dia da sua IES:

· Agilidade;

· Redução de custos com pessoal, espaço físico;

· Garantia de aplicação das regras de prioridade às vagas;

· Otimização do tempo;

· Autonomia para o aluno;

· Facilidade no acesso a dados;

· Diminuição de filas e esperas;

· Segurança documental.

Quer saber mais sobre como a Plataforma Sagres pode ser a solução ideal para a sua IES? Acesse o nosso site ou solicite uma demonstração do nosso sistema.

Compartilhar: