Importância da assinatura digital no ensino superior

Assinatura digital: avanço importante para as IES

Nas instituições de ensino, a assinatura digital contribui para fortalecer o processo de transformação digital, pois facilita desde a expedição de documentos e comprovantes até a emissão do diploma/certificado dos cursos. A tecnologia educacional disponibilizada pela Plataforma Sagres viabiliza a implementação desse recurso, que desempenha papel fundamental na consolidação da secretaria digital e na produção do diploma digital.

Como funciona a assinatura digital?

A assinatura digital é uma forma eletrônica que garante a autoria do documento pelo seu emissor, substituindo a necessidade da assinatura física.

Essa forma de assinatura é realizada por meio de processos criptográficos (códigos) de uma mensagem original (documento), seguida da utilização de uma chave pública, nesse caso, a assinatura digital emitida pela ICP-Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira) para o armazenamento de dados reconhecidos como autênticos pelo seu autor.

Essa modalidade de assinatura confere segurança, autenticidade e integridade aos documentos eletrônicos, possui validade jurídica e compõe o processo de certificação digital exigido no ensino superior brasileiro.

Assinatura digital x Assinatura eletrônica

Apesar de serem consideradas equivalentes em algumas situações, a assinatura digital e a assinatura eletrônica não representam exatamente a mesma coisa. A primeira é apenas um dos tipos da segunda, que, por sua vez, engloba muitas outras funções, como a assinatura mediante senha para confirmação de uma operação bancária, geolocalização, token, reconhecimento de IP.

A assinatura digital é um tipo de assinatura eletrônica que usa operações matemáticas baseadas em criptografia para garantir que o documento é autêntico. A assinatura digital também não deve ser confundida com assinatura digitalizada, que é apenas a assinatura no papel submetida ao processo de digitalização (escaneamento), sem qualquer validade jurídica.

Importância da assinatura digital no ensino superior

A adoção da assinatura digital permite uma série de benefícios, como a desburocratização, a eficiência operacional, a segurança, a sustentabilidade e a mobilidade dos documentos. Nas IES, essa ferramenta é imprescindível para o funcionamento da secretaria digital e para a expedição do diploma digital, conforme as exigências do Ministério da Educação.

Os diplomas, comprovantes de matrícula, históricos escolares e demais certificações podem ser assinados digitalmente, poupando tempo, papel e aumentando a confiabilidade das informações emitidas. Ou seja, a assinatura digital representa uma importante evolução na rotina administrativa das instituições.

Plataforma SAGRES e a transformação digital nas IES

A Plataforma SAGRES apresenta soluções para várias demandas acadêmicas e administrativas das IES, auxiliando tanto no processo de implantação da tecnologia quanto na consultoria para o seu pleno funcionamento. A assinatura digital, a secretaria digital e o diploma digital são alguns dos recursos oferecidos pela plataforma. Tem interesse em uma demonstração? Converse com um dos nossos consultores.

 

Compartilhar: