Um dos principais desafios dos educadores contemporâneos é o de estar constantemente atualizando suas metodologias para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais significativas e que envolvam os estudantes no processo de aprendizagem. Nesse sentido, o compartilhamento de práticas concretas de experiências educacionais inovadoras contribui para aumentar as referências bem-sucedidas que podem servir de inspiração. No entanto, os exemplos não devem ser meramente reproduzidos pelos educadores, mas adaptados conforme os diferentes contextos escolares.

A sociedade mudou, os estudantes mudaram

As transformações sociais têm impacto direto no processo educacional, pois exigem novas habilidades e competências intelectuais dos sujeitos. Os avanços tecnológicos, sobretudo, suscitam a necessidade de adotar novas ferramentas de ensino e de revisar e aperfeiçoar as metodologias utilizadas, tudo isso para que a formação esteja sempre articulada às mudanças em curso na sociedade.

Dessa forma, os padrões tradicionais de ensino devem ser revistos para dar conta das exigências sociais. E, também, para alcançar e envolver o estudante “nativo digital”, imbricado em um cotidiano atravessado pelo uso das tecnologias.

Inovar é preciso!

As práticas inovadoras na educação são recursos elaborados em sintonia com os avanços tecnológicos e demandas da sociedade atual. Elas incentivam a participação e o envolvimento dos estudantes no projeto pedagógico, dedicando a eles o protagonismo do processo de aprendizagem. Entretanto, essas práticas não se restringem apenas ao uso das ferramentas tecnológicas, elas envolvem outros meios e surgem da articulação entre metodologia, conteúdo e tecnologia.

Inovar em educação não significa necessariamente fazer algo inédito, mas buscar formas diferentes para aperfeiçoar e melhorar o processo de aprendizagem. Por meio da criatividade, educadores e equipe pedagógica podem buscar formas mais interessantes de contextualizar e trabalhar os conteúdos programáticos, tornando-os mais significativos para a vida dos estudantes. De tal forma que o principal objetivo da inovação é o de buscar constantemente a construção crítica do conhecimento por meio da resolução de problemas e de pesquisa.

A era do compartilhamento

Antigamente, guardar informações e conhecimentos poderia ser considerado um um dos caminhos indicados para a prosperidade. Entretanto, atualmente, na era do compartilhamento, o valor está em distribuir, divulgar, tornar público. No âmbito educacional, essa é uma prática que acrescenta positivamente em todo o processo, pois permite que experiências educacionais inovadoras sejam utilizadas como referências bem-sucedidas que podem ser adaptadas a outras realidades.

Essa troca de informações e conhecimentos costuma acontecer em cursos, reuniões escolares, simpósios e congressos da área. Mas se, além desses ambientes formais, também houvesse a possibilidade de se conectar e dialogar com educadores através de uma plataforma educacional integrada? Seria muito produtivo, não é mesmo? Esse é um dos inúmeros recursos disponibilizados pela Plataforma SAGRES.

Plataforma SAGRES e a possibilidade de compartilhamento a um clique

A Plataforma SAGRES foi idealizada pela TecnoTRENDS, especialista em tecnologia educacional, e disponibiliza desde recursos para facilitar a gestão administrativa e acadêmica até módulos mais específicos que envolvem transportes, nutrição, comunicação, patrimônio, recursos humanos e acervo. Para favorecer a interatividade, a plataforma conta com o SAGRES® Social.

Esse módulo propicia a circulação de ideias, compartilhamento de informações e construções colaborativas entre os envolvidos no processo de ensino (educadores, professores, pais, estudantes). Também possibilita a inserção em uma rede social própria, em que são formadas comunidades virtuais de acordo com interesses específicos (série, disciplina, ocupação). No caso de uma rede de escolas, todas podem interagir nesse ambiente, o que amplia ainda mais o raio de conexões e possibilita aos educadores expandir as experiências exitosas.

Quer saber quais outros serviços da PLATAFORMA SAGRES podem contribuir para tornar seus processos mais eficientes? Acesse o nosso site ou agende uma demonstração com nossos consultores.