Importância dos indicadores de qualidade para a gestão escolar

Importância dos indicadores de qualidade para a gestão escolar

A qualidade do ensino representa uma das principais metas da gestão escolar. Nesse sentido, os indicadores de qualidade despontam como aliados importantes quando se trata da melhoria constante de todo o processo educacional. Por meio deles, avaliações podem ser realizadas com o intuito de identificar falhas e elaborar estratégias ágeis e efetivas.

Os indicadores de qualidade podem ser utilizados para fundamentar decisões administrativas e pedagógicas. Tudo isso porque eles possibilitam medir o desempenho dos alunos e da escola, comparar resultados, determinar padrões de excelência e elaborar projetos que garantam benefícios para toda a comunidade escolar.

De acordo com objetivos específicos, vários tipos de indicadores podem ser utilizados pela gestão escolar para mensurar quantitativamente e qualitativamente os pontos avaliados. Reunimos alguns indicadores significativos nesse sentido:

1) Ambiente escolar
Uma das funções da escola é a de promover a socialização, possibilitando um lugar seguro de convivência e de acolhimento, em que os valores de disciplina, coletividade, respeito e solidariedade fazem parte da formação. Nesse caso, os indicadores podem avaliar como a escola tem desempenhado seu papel no fornecimento de um ambiente agradável e saudável para todos que dela fazem parte.

2) Estrutura física
Outro ponto importante para ser avaliado pela gestão escolar diz respeito às condições da estrutura física. Esse indicador avalia pontos essenciais para o pleno funcionamento da instituição, como segurança, organização, limpeza, disponibilidade de materiais e insumos, condições das áreas comuns e condições de acessibilidade.

3) Prática pedagógica
A prática pedagógica é um critério de qualidade valioso a ser analisado pela gestão. Pois a proposta pedagógica deve estar de acordo com as necessidades da instituição e, principalmente, com as demandas de aprendizado dos alunos. Dentro desse indicador deve ser sempre avaliado o nível de inclusão de estudantes com deficiência, por exemplo.

4) Desempenho dos estudantes
O desempenho dos estudantes fornece importante retorno sobre o processo de ensino. Nesse caso, podem ser analisados números individuais e coletivos, como as notas por área do conhecimento, avaliações por classe, índice de faltas, aprovações em universidades, resultados em olímpiadas, engajamento em projetos extracurriculares, rendimento esportivo e participações em atividades culturais.

5) Permanência na escola
Esse indicador é complexo e um dos mais importantes, pois a evasão escolar é um dos principais problemas da educação no Brasil. Além disso, muitos fatores podem atuar para o abandono da escola, desde a condição familiar, trabalho infantil até a dificuldade de acesso e de acompanhamento das disciplinas. Esse tipo de avaliação permite identificar condições coletivas e também individuais. Primeiro, através de números de frequência, notas, reprovações e trancamentos. Ao tempo em que também possibilita avaliar ponto a ponto das motivações para a evasão.

6) Indicadores oficiais
Por fim, os indicadores elaborados por órgãos oficiais, como o Ministério da Educação (MEC), que permitem a comparação de instituições de todo o território nacional. Vale destacar que para garantir o nível do ensino é importante manter a conformidade com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que é o documento de referência nacional para a formulação dos currículos de todas as escolas do país. Os principais indicadores oficiais são:

• Enem (Exame Nacional do Ensino Médio)
• Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica)
• Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica)
• Enade (Exame Nacional de Desempenho de Estudantes)

Diversidade de indicadores

Além dos indicadores de qualidade citados acima, existem muitos outros que podem ser utilizados para melhorar a gestão escolar, como os indicadores do desempenho docente, de satisfação de pais e alunos e de participação da comunidade. Assim, é de fundamental importância que as informações extraídas sejam usadas para melhorar o processo educacional como um todo, garantindo o aperfeiçoamento constante das práticas.

Platadorma SAGRES contribui na análise dos indicadores de qualidade!

A Plataforma SAGRES auxilia desde a coleta de dados até a análise e estruturação das informações dos indicadores. A otimização desse processo garante uma avaliação capaz de refletir a realidade da instituição, possibilitando elaborar planejamentos e projetos baseados em parâmetros adequados. A busca pela excelência e qualidade do ensino passa por boas escolhas e uma delas é a da tecnologia educacional a ser adotada: conheça a PLATAFORMA SAGRES!

Compartilhar: